O
trabalho desenvolveu-se a partir de sondagem realizada na turma, na qual observou-se
o interesse do grupo em conhecer profissões que despertam curiosidade, visto
que vivenciam uma fase de angústia na identificação pelo caminho profissional a
seguir.
A
atividade foi realizada no segundo semestre com os alunos do 2º ano e seguiu as
seguintes etapas: formação dos grupos por afinidades; elaboração de questionário; contato com os profissionais a serem visitados; elaboração do roteiro de visitação e entrevista; vivência prática; produção de slides e socialização.
Na oportunidade, destacou-se as observações de cada aluno no contato com os profissionais das diferentes instituições ou empresas visitadas, considerando: as expectativas em relação à área de atuação; a postura do profissional no atendimento aos clientes/pacientes; a satisfação com a área de trabalho; os investimentos na formação e a remuneração com a atividade exercida; os aspectos positivos e os negativos de cada um.
O grupo de profissionais avaliou como positiva a atividade desenvolvida pois além de contribuir na visão geral do aluno quanto ao futuro no mercado de trabalho, observa-se claramente a evolução de cada aluno quanto à postura na exposição verbal e na elaboração de material produzido em slides, fotos ou vídeos.
Vivemos novos tempos nas relações humanas, na tecnologia, nas ciências, enfim em todos os segmentos, e a educação escolar encontra-se engajada neste processo. O Ensino Médio Inovador propõe uma formação integral ao ser humano, rompendo as barreiras da sala de aula e inserindo o estudante nos diferentes espaços sociais. A socialização ocorreu durante o dia 04 de setembro nas dependências do auditório da escola.
Nenhum comentário:
Postar um comentário