Entre os dias 11 e 14 de junho a escola promoveu vários eventos, tais como, seminários, construção coletiva de acordos de paz e ação efetiva dentro de cada espaço escolar, entre outros. As palestras sobre “Ecologia e meio ambiente dentro do espaço escolar e responsabilidade Social” foram ministradas por Gilmar José Dalmolin, Jacqueline Inês Black, Ana Maria Sawitski Stadler, Sandra Marchesan Maran, Seli Eloisa Daltoé Black, Jacira Salini Vivian, Sueli Helena Wichroski e Alice Britto Grezele, professores deste educandário. Os educandos estão sendo orientados quanto à conservação ambiental e conscientização da importância de ações ecológicas de menor impacto possível para as gerações futuras. A programação inclui palestras, passeios ecológicos, exposições, concurso de desenho entre outras ações práticas. Conscientes de seu papel, os alunos certamente passarão para frente os conhecimentos adquiridos, envolvendo cada vez mais pessoas.
Segundo a equipe de educadores que coordenam as atividades, objetiva-se ultrapassar o conceito de que cuidar do meio ambiente é preservar e cuidar da água, do solo, do ar e dos seres vivos. Ações como: repensar as atitudes em sala de aula; compreender que os problemas ambientais são conseqüências de um padrão de consumo pré-estabelecido numa população; construir um acordo coletivo que contemple a nova postura do educando no espaço escolar; reconhecer a importância social do ser humano como parte integrante do ecossistema; entender que os problemas ambientais são globais, mas as ações são locais; reconhecer que o bem estar é resultado das interrelações aluno-aluno, aluno-professor, aluno-direção, professor-direção e vice-versa; trabalhar em sala de aula a questão ambiental juntamente com os aspectos sociais, como saúde e qualidade de vida; e criar uma cultura ambiental dos atores da comunidade escolar relativo à preservação do meio, também são fundamentais para o bem estar de todos os atores envolvidos.
A conservação do Meio Ambiente é um dos três pilares das ações de responsabilidade social promovidas pela EEB. Everardo Backheuser, ao lado de educação e comunidade. Essa preocupação se traduz na adoção de políticas ambientais responsáveis dentro da instituição e no apoio efetivo a projetos. Para festejar a Semana do Meio Ambiente, a escola organiza uma série de atividades. Não se trata de ações isoladas, planejadas apenas para marcar a data, mas de um conjunto de eventos que condizem com a postura educacional da instituição.
Nenhum comentário:
Postar um comentário